Programa de Mestrado em Tecnologia Digital e Aplicações

Este programa de mestrado visa cultivar talentos avançados com uma perspetiva global e capacidades inovadoras na integração da indústria, academia e investigação em tecnologia digital. O programa se concentra no desenvolvimento abrangente da tecnologia digital na indústria, academia e pesquisa, e colabora com empresas de prestígio, instituições de pesquisa e universidades nacionais e internacionais, incluindo Huawei, Gree, Tsinghua Univeristy, Shanghai Jiao Tong University, universidades no Canadá e Portugal. Com alto grau de integração da indústria, academia e pesquisa, o programa se dedica a abordar questões de ponta na indústria de tecnologia digital. Aproveitando plenamente as grandes vantagens da política “Um País, Dois Sistemas” em Macau, o programa organiza equipas de classe mundial para levar a cabo o ensino e a investigação científica. Através da cooperação com empresas em pesquisa e desenvolvimento aplicados e pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de ponta, o programa promove os melhores talentos em tecnologia digital com competência intercultural, servindo ao desenvolvimento da Área da Grande Baía.

Em termos de estratégia de desenvolvimento, o programa aproveitará a política “Um País, Dois Sistemas” e a zona de cooperação aprofundada de Hengqin, Guangdong-Macau, com foco nas questões comuns de governação transfronteiriça dos sistemas digitais na comunidade internacional e um objetivo de construção da Comunidade de Destino Comum para a Humanidade. Com base no Sistema de Raiz Nacional da China existente no nó de Macau, no sistema cooperativo inteligente transfronteiriço da Gree, no sistema de supervisão e garantia de qualidade de Macau, etc., o programa irá expandir gradualmente a investigação e o desenvolvimento de sistemas digitais transregionais para apoiar o desenvolvimento da dupla circulação no mercado nacional e internacional.

Posicionamento do
curso O programa aproveita muito a política “Um País, Dois Sistemas” e tem como objetivo construir uma plataforma técnica para hub de tecnologia digital. Com esta plataforma, o programa realiza ensino integrado e pesquisa científica da indústria, academia e pesquisa, e desenvolve as capacidades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia digital com perspetivas globais. Este programa de mestrado coloca ênfase em “Tecnologia Digital e

Aplicações” e a indústria relacionada. O programa de Doutoramento centra-se na “Tecnologia Digital” e enfatiza a investigação avançada. Os dois programas são de níveis distintos e interligados, apoiando-se mutuamente.

Características do Curso

• O curso aproveita plenamente a grande vantagem da política “Um País, Dois Sistemas” em Macau, enfatiza o cultivo das visões chinesa e ocidental, bem como a inovação e a competência empreendedora.
  • O curso adota uma estrutura de hub disciplinar composta por um hub interno, um hub interno e um hub externo.
  • I&D com características regionais, como os sistemas digitais transfronteiriços.
  • Integração de investigação e desenvolvimento, ensino superior e incubadoras industriais.

Objetivos da Formação

O programa visa cultivar profissionais com competência intercultural, I&D e capacidades de aplicação em tecnologia digital, que possam ir ao encontro das necessidades do desenvolvimento do nosso país e da Grande Baía.

Perspetivas de Emprego

Depois de se formarem neste programa, os alunos podem se juntar a várias faculdades e instituições de pesquisa para se envolver em trabalhos de ensino e pesquisa relacionados à tecnologia digital. Os alunos também podem se juntar a organizações internacionais relevantes e departamentos governamentais em todos os níveis para se envolver no desenvolvimento e gestão da tecnologia digital. Além disso, os alunos são capazes de se juntar a várias grandes empresas para auxiliar ou assumir diretamente a responsabilidade pelo trabalho de pesquisa e gestão relacionado à tecnologia digital.

Critérios de Admissão

Os candidatos que possuem um grau de bacharel e passaram no exame de admissão da universidade para o programa de mestrado podem se candidatar à admissão. São preferidos os cursos de Ciência da Computação, Ciência da Informação, Segurança da Informação, Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Engenharia da Informação, Matemática Aplicada e áreas afins.

Requisitos de Graduação

Cada aluno deve completar 37 créditos (incluindo 3 disciplinas obrigatórias, 6 disciplinas eletivas, 1 relatório acadêmico e uma tese de graduação) dentro do período de estudos de 2-4 anos letivos. Apenas aqueles que passam no curso são elegíveis para se candidatar à graduação. Cada aluno receberá um grau de Mestre em Tecnologias Digitais e Aplicações depois de completar todos os requisitos do programa de graduação com uma nota de aprovação e com a aprovação da Comissão Académica e de Ensino.